Joomla 5.0 e Joomla 4.4 estão aqui!

Vamos celebrar! Hoje é um dia importante para o Joomla! Projeto. Estamos comemorando dois anos de trabalho árduo de nossos voluntários, que tiveram a visão de produzir uma nova versão principal a cada dois anos, e depois de toda a discussão, sprints de código e eliminação de bugs, o dia finalmente chegou. Hoje temos o orgulho de anunciar o lançamento de nossa nova versão principal, Joomla 5.0, junto com Joomla 4.4,

O que é Joomla 5?
Joomla 5 é uma versão principal. Estamos trazendo muitos novos recursos, melhorias de segurança e de código e maior velocidade com essas melhorias. Tudo nos bastidores foi redesenhado, repensado e refatorado para fazer uso das mais recentes linguagens de servidor.

Mais importante ainda, o Joomla 5.0 foi criado para você crescer com você e sua empresa. Uma das mudanças mais significativas que você pode notar é que não estamos chamando o Joomla 4.4.x para o Joomla 5.x de migração, mas de atualização.

Quer você seja um indivíduo, blogueiro, instituição de caridade, agência web ou multinacional, Joomla é uma ótima escolha para você!

Quer saber como o Joomla 5 irá beneficiar você? Visite joomla.org/5

Quais são os novos recursos do Joomla 5?
Modo escuro no administrador: Joomla 5 possui um modo escuro mais refinado, não apenas para usuários, mas também para administradores.

Ativos da Web e Cache: Muitas melhorias no cache de ativos da Web

Integração Schema.org: A ativação automática de dados Schema.org para nomes de organizações e sites melhora a otimização do mecanismo de pesquisa.

Otimização de código: Avanços na velocidade são notados devido à otimização automática do código-fonte por meio do fixador phpcs.

Atualizações de PHP e Bootstrap: Compatibilidade aprimorada com PHP 8+ e uma atualização para Bootstrap 5.3.2 garantem que a plataforma permaneça contemporânea.

Interface do usuário: Melhorias no modo escuro para o modelo de administrador Atum e a nova janela modal Joomla para botões de seleção prometem uma experiência de usuário mais suave.

Ferramentas e plug-ins: O editor TinyMCE foi atualizado para 6.7 com recursos adicionais de alinhamento de imagem. Várias tarefas agendadas foram movidas para plug-ins de agendamento, melhorando o desempenho do sistema.

Gerenciamento de mídia: o suporte AVIF no gerenciador de mídia e a capacidade de excluir conteúdo arquivado da indexação de pesquisa inteligente melhoram os recursos de gerenciamento de mídia.

Classificação de menu: permitindo que você classifique o menu da maneira que desejar.

Segurança aprimorada: os eventos foram migrados para suas classes e a remoção de plug-ins Recaptcha que não funcionam mais aumenta a segurança.

Tecnologias Modernas: A reestruturação do código interno concentra-se na utilização de APIs mais modernas. Foi adicionado suporte ao mapa JS Import para Web Asset Manager e correções obsoletas para php 8.2.

Extensões e compatibilidade: Joomla 5 apresenta Fontawesome 6.4, Codemirror 6 e atualizou sua biblioteca Webauthn. Notavelmente, Joomla agora requer PHP 8.1, MySQL 8.0.13+, MariaDB 10.4+ e PostgreSQL 12+ para desempenho ideal.

Base de código mais limpa: Joomla 5 dá forte ênfase à limpeza do código. A transição de APIs mais antigas, a remoção do suporte es5 e outras limpezas altamente codificadas garantem que o CMS funcione com eficiência.

Joomla 5 encapsula requisitos modernos para um CMS, prometendo aos seus usuários uma combinação de velocidade, segurança e uma experiência de usuário intuitiva.

Para problemas conhecidos com a versão 4.4.0, consulte as Perguntas frequentes da versão 4.4.0; para a versão 5.0.0, verifique as Perguntas frequentes sobre a versão 5.0.0 em nossa documentação.

Onde posso baixar o Joomla 5?
No site de Downloads, claro :)

Novas instalações
Novas instruções de instalação e requisitos técnicos

Instale 5.0.0

Instalar: 4.4.0

Atualizar
Atualização 5.0.0

Atualização 4.4.0

Gostaria de fazer um tour pelo Joomla 5 sem precisar instalá-lo? Temos uma solução para você: experimente o Joomla 5.0 em launch.joomla.org

Como posso atualizar meu site para Joomla 5?
Boas notícias para Joomla 4.4.x a 5.x, é uma atualização, não uma migração. Por que? Duas razões principais:

Extensões Joomla 4 (J4) que removeram todas as descontinuações do código e estão usando código Joomla atualizado funcionarão no Joomla 5 (J5)
A maioria dos outros funcionará com o novo Comportamento - Plug-in de compatibilidade com versões anteriores habilitado
Os detalhes completos são encontrados aqui: https://docs.joomla.org/Joomla_4.4.x_to_5.x_Planning_and_Upgrade_Step_by_Step

Observação: recomendamos que você primeiro teste a atualização em uma cópia do seu site de produção.

Você também pode estar se perguntando se precisa migrar o mais rápido possível. Você pode levar o seu tempo; apoiaremos 4.4 por mais 2 anos. Portanto, seu site não corre risco se você não atualizar agora. E não se esqueça de que algumas de suas extensões podem ainda não estar prontas para o Joomla 5 (mesmo que a maioria dos desenvolvedores tenha feito um ótimo trabalho oferecendo uma versão de teste do Joomla 5 por um tempo. Você pode filtrar por versão no diretório de extensões do Joomla para que você pode ver quais estão prontos para J5 e quais estão prontos para J5 com o plugin b/c habilitado.

Joomla 5 foi lançado. Faça algum Barulho!
Deixe o mundo saber que o Joomla 5.0 foi lançado.

Use a hashtag # Joomla5, compartilhe o vídeo do Joomla 5, envie a landing page do Joomla 5 para seus clientes ou adicione-a ao seu site profissional.

E quanto ao Joomla 4.4?
Joomla 4.4 não possui recursos. Mas é necessário que você possa atualizar do Joomla 4.x para Joomla 5.x
Ele contém atualizações para permitir um caminho de atualização mais suave, mas sem novos recursos.

Quem é Joomla! para?
Agências web, grandes e pequenas empresas, lojas online, blogueiros, comunidades e todos os tipos de organizações (por exemplo, ONGs, escolas, instituições de caridade e governos) usam Joomla como seu CMS preferido.

Joomla é escrito por voluntários comprometidos. Muitos desses voluntários o usam em seu web design, construção e hospedagem todos os dias. Assim, ao contrário de muitos outros sistemas, o Joomla é construído por quem o utiliza diariamente. Isso se reflete em sua natureza segura e robusta.

Existe ajuda para desenvolvedores de extensões com Joomla 5?
Sim, um manual crescente é voltado para quem codifica e mantém suas extensões. O manual pode ser encontrado em https://manual.joomla.org/migrations/44-50/ e é um trabalho crescente para ajudar os desenvolvedores a se anteciparem a quaisquer mudanças.

Como você pode ajudar a desenvolver o Joomla?
Existem várias maneiras pelas quais você pode se envolver ativamente com o Joomla. Não importa se você é um programador, integrador ou usuário de Joomla. Você pode ingressar na comunidade no Mattermost e procurar as equipes para ingressar ou, se estiver pronto, pode ir direto para o Joomla! Esquadrão de Bugs.

O Joomla! Bug Squad e CMS Release Team são algumas das equipes mais ativas no processo de desenvolvimento de CMS e estão sempre procurando pessoas (não apenas desenvolvedores) que possam ajudar na classificação de relatórios de bugs, codificação de patches e testes de soluções. É uma ótima maneira de aumentar seu conhecimento prático da base de código Joomla e também uma ótima maneira de conhecer novas pessoas de todo o mundo.

Você também pode ajudar o desenvolvimento do Joomla agradecendo aos envolvidos nas diversas áreas do processo. O Projeto também deseja agradecer a todos os colaboradores que dedicaram seu tempo para preparar e enviar trabalhos para serem incluídos no CMS e Framework Joomla.

Onde posso encontrar documentação sobre o Joomla 5?
Existem alguns tutoriais para ajudá-lo com o Joomla 4. Você pode encontrar os existentes, como criação de um plug-in ou módulo para Joomla 4, convenções de namespaces, instruções preparadas, uso das novas classes de ativos da web e muito mais em https://docs .joomla.org/Category:Joomla!_5.x

Encorajamos os desenvolvedores a ajudar a escrever a documentação sobre o Joomla 5 em docs.joomla.org para ajudar e orientar os usuários e outros desenvolvedores de extensões.

Uma página JDocs ajudará os desenvolvedores a ver a documentação existente e a documentação ainda necessária.

Convidamos você a verificá-lo regularmente, atualizá-lo e fornecer o conteúdo que falta.

Informação relacionada
Se você é um desenvolvedor de extensões, certifique-se de se inscrever no canal de desenvolvedores de extensões https://joomlacommunity.cloud.mattermost.com/main/channels/extension-development-room