Joomla 4 RC 3 e Joomla 3.10 Alpha 8 estão aqui

O Joomla! A Project tem o prazer de anunciar a disponibilidade do Joomla! CMS 4.0 Release Candidate 3 e Joomla 3.10 Alpha 8.

Os usuários do Joomla e desenvolvedores de extensões são solicitados a baixar e instalar os pacotes para fornecer garantia de qualidade para as próximas versões 4.0 e 3.10.

Joomla! 4 é o último lançamento principal do Joomla! CMS. Observe que passar de 3,9 para 4,0 é uma migração. Você precisaria atualizar seu J3.9 para J3.10, que estará disponível no dia em que o J4.0 estiver estável. O J3.10 possui um verificador de compatibilidade para ajudar a orientá-lo na migração para o J4.0. Por favor, não atualize nenhum dos seus sites de produção para a versão release candidate!

Para que serve este lançamento?
Joomla 4.0 RC3 é voltado para desenvolvedores de extensões e modelos. Para incentivá-los a trabalhar com esta versão a fim de preparar extensões para a versão estável do Joomla! CMS 4.0. Os usuários são incentivados a testar o pacote em busca de problemas e reportá-los no Joomla! Rastreador de problemas do CMS. Os sites de teste baseados neste release candidate podem ser transformados em estáveis, mas nunca use esta versão em um site de produção. Haverá um caminho de atualização entre os release candidate e o release candidate final para o estável do Joomla 4.0 caso você queira tentar uma nova construção de site.

Destaque no Joomla4Security
Quando se trata de segurança, administrar um site com código bem escrito e de última geração ajuda você a ficar à frente. Joomla 4 contém muitas mudanças de arquitetura projetadas para maximizar a segurança e manter os hackers afastados. Você pode ter certeza de que mudar para o Joomla 4 é uma escolha sábia quando se trata de manter seu site seguro.

A partir do Joomla 4, o CMS mudou sua tecnologia de consulta de banco de dados para usar Prepared Statements, eliminando efetivamente qualquer vetor de ataque para ataques de injeção de SQL. As declarações preparadas estão disponíveis para os principais CMS e desenvolvedores terceirizados e funcionam perfeitamente em todos os drivers de banco de dados suportados.

Além disso, o Joomla 4 será fornecido por padrão com um novo plugin integrado que define vários cabeçalhos HTTP relevantes para a segurança e permite a configuração de cabeçalhos de segurança avançados, como Política de Segurança de Conteúdo. Esses cabeçalhos funcionam com os mecanismos de segurança integrados dos navegadores modernos para ajudar a mitigar ataques de click-jacking ou impedir ataques de script entre sites.

Por último, mas não menos importante, o Joomla 4 adiciona novos mecanismos de autenticação. A nova API de serviço web é protegida por uma autenticação de token de API, permitindo que você use a API com segurança sem expor suas credenciais de texto simples.

O login na administração e no frontend torna-se ainda mais fácil e seguro do que nunca, com o novo plugin WebAuthn! Ele permite que você use um autenticador compatível com WebAuthn (ou seja, chaves FIDO2 ou TouchID) para o seu login do Joomla, fornecendo acesso com apenas o toque de um botão.

Como o Joomla 4 também me beneficiará?
Joomla4Acessibilidade
Qualquer que seja o tamanho do seu site, a acessibilidade é obrigatória e, desde o início, o Joomla 4 oferece a melhor acessibilidade da categoria. O layout, o contraste e a infraestrutura possuem acessibilidade integrada para que todos os visitantes sejam beneficiados. Nosso objetivo é seguir as Diretrizes de Acessibilidade do W3C (WCAG) 2.0 (com conformidade com AA)

Joomla4Speed
Com o Joomla 4 você se beneficia do aumento do desempenho. A velocidade é um dos principais fatores nas conversões, quer seu site seja de comércio eletrônico ou você precise aumentar suas assinaturas. Joomla 4 dá ao seu site o impulso que ele precisa.

Joomla4Workflows
Os fluxos de trabalho ajudam você a administrar seu site com eficiência, garantindo que os trabalhos que precisam ser realizados sejam realizados pelas pessoas certas. Combinado com as muitas melhorias no gerenciador de mídia, os redatores de conteúdo vão adorar o novo fluxo de trabalho e gerenciador de mídia.

Joomla4E-mails
Entregue e-mails personalizados que dão as boas-vindas e informam o público do seu site de forma eficaz! Com o novo sistema de modelos de e-mail, é mais fácil do que nunca fazer com que os e-mails que seu site envia sejam por mensagem e por marca. Agora você pode levar seu site para o próximo nível ao se comunicar com seus clientes.

Joomla4Search
A pesquisa é um impulso para qualquer site. Ele permite que seus visitantes se concentrem nas áreas de interesse, aumentando o engajamento e melhorando a classificação do seu site. Então, quando se trata de pesquisa, não procure mais, a pesquisa inteligente do Joomla 4 tem muitas melhorias em relação à pesquisa anterior do Joomla e é a melhor até o momento.

Baixar Joomla 4.0 RC 3
Inglês (Reino Unido), pacote completo 4.0 RC3

Link para o folheto J4: https://joom.la/J4brochure
Link para a documentação do J4
https://docs.joomla.org/J4.x:Getting_Started_with_Joomla!
https://docs.joomla.org/JDOC:Joomla_4_Tutorials_Project

Joomla 3.10 ajuda na transição para Joomla 4
Junto com o Joomla 4 RC3, estamos lançando a oitava versão alfa do Joomla 3.10.

Joomla 3.10 é a ponte entre as duas séries principais. O Joomla 3.10 estável será principalmente um lançamento contendo backports de alterações de API do ramo de desenvolvimento do Joomla 4.0 para ajudar a facilitar a transição para o próximo lançamento principal para a comunidade. Joomla 3.10 terá suporte por 2 anos após ser finalmente lançado.

Assim que seu site for atualizado to 3.10, o verificador de pré-atualização permitirá que você verifique a compatibilidade com os requisitos mínimos do Joomla 4.0 em termos do ambiente de hospedagem atual e, mais importante, das extensões instaladas. Isso o ajudará a migrar para o Joomla 4.0 sem problemas.

Posso atualizar meu site de 3.9.x para Joomla 4 RC3?
A resposta simples aqui é sim. Não em um site de produção, é claro, mas se quiser testar a atualização para o Joomla 4, agora você pode.

Para atualizar do 3.9.x para o Joomla 4, você deve usar a versão 3.10 mais recente. Não há nenhum caminho de atualização direto entre 3.9 e 4.x planejado nem suportado. Todas as atualizações passam pela versão 3.10.

Para a atualização, siga estas etapas:

Vá para as opções do componente de atualização do Joomla e mude o canal de atualização para “Teste” e a opção de estabilidade mínima para “Alfa”.
Atualize para a versão alfa 3.10 mais recente usando o componente de atualização do Joomla.
Mude o canal de atualização para “URL personalizado” e defina o URL personalizado para “https://update.joomla.org/core/test/310to4_list.xml”
Agora você pode atualizar para o Release Candidate 4.0 mais recente.
Verifique cuidadosamente os resultados do verificador de pré-atualização em termos de seu ambiente e das extensões instaladas antes de atualizar.
Após a atualização, volte para o canal de atualização “Testing” com a estabilidade mínima “Release Candidate” para obter atualizações futuras entre Joomla 4 RCs.
Se precisar de mais detalhes sobre o processo de atualização, você poderá encontrá-los na documentação.

Quem é Joomla! para?
Joomla4All
Joomla4! é para todos.

Escrito por voluntários de todos os setores, é usado em toda a Internet para todos os tipos de projetos: pequenos projetos, mas também em sites de governos nacionais. De pequenas lojas a sites de marcas líderes mundiais.
O poder do Joomla vem de sua base de código em constante evolução, acompanhando as melhores práticas, mas também de seu grande ecossistema de desenvolvedores que veem oportunidades no mercado e preenchem essas lacunas com bom software projetado para atender às necessidades do mundo real.

Joomla! 4 é o mais recente em um CMS de classe mundial que permite que você inicie seu site sabendo que ele pode crescer de acordo com suas necessidades e escalar com seus clientes.
Tudo isso e o Joomla 4 é de uso gratuito e software de código aberto.

O que você está esperando? Instale hoje e expanda seu futuro.

Quando é o lançamento estável?
Revisamos ligeiramente o cronograma de lançamento para garantir que possamos colocar tudo nos níveis de qualidade que todos gostaríamos e para garantir testes completos no maior número possível de ambientes de hospedagem.

O cronograma agora é o seguinte:

Novo Joomla 4 Release Candidate a cada duas semanas até o lançamento do Joomla 4 Stable.

Observe que as datas podem estar sujeitas a alterações dependendo da disponibilidade de voluntários e de circunstâncias fora de nosso controle.

Como você pode ajudar o Joomla! desenvolvimento?
Existem várias maneiras pelas quais você pode se envolver ativamente com o Joomla. Não importa se você é um programador, integrador ou usuário de Joomla. Você pode entrar em contato com qualquer membro de nossa equipe de voluntariado para obter mais informações ou, se estiver pronto, pode ir direto para o Joomla! Esquadrão de Bugs.

O Joomla! Bug Squad é uma das equipes mais ativas no processo de desenvolvimento de CMS e está sempre procurando pessoas (não apenas desenvolvedores) que possam ajudar na classificação de relatórios de bugs, codificação de patches e testes de soluções. Uma ótima maneira de aumentar seu conhecimento prático do Joomla! base de código e também uma ótima maneira de conhecer novas pessoas de todo o mundo.

Se você estiver interessado, leia sobre nós no Joomla! Wiki e, se desejar participar, envie um e-mail para Jacob Waisner, This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., nosso coordenador do Bug Squad.

Você também pode ajudar o Joomla! desenvolvimento, agradecendo aos envolvidos nas diversas áreas do processo. O Projeto também deseja agradecer a todos os colaboradores que dedicaram seu tempo para preparar e enviar trabalhos para serem incluídos no Joomla! CMS e estrutura.

Um enorme obrigado aos nossos voluntários!
Este lançamento do Release Candidate é o resultado de milhares de horas de trabalho de dezenas de voluntários.

Somente as alterações de RC2 para RC3 contêm

Corrija o roteamento SEF para páginas iniciais multilíngues para serem consistentes com Joomla 3
Atualização do Bootstrap para 5.0.2
Mais de 30 correções de bugs
Um grande obrigado a todos que contribuíram para o lançamento 4.0! No momento, temos mais de 45.921 commits com muitas pessoas diferentes contribuindo para esses commits (sem incluir testadores e outras atividades não relacionadas à codificação).