Joomla! 1,5 RC4

Quarta-feira, dezembro 19, 2007

Joomla! 1,5 RC4 - Karibu

Apenas uma semana e meia atrás, as pessoas de todo o mundo reuniram-se em vários locais para fazer um pouco de Caça aos Bugs ... hoje os frutos de seu trabalho podem ser revelados à medida que anunciar o lançamento do Joomla! 1,5 RC4. Este lançamento é um código chamado Karibu que é suaíli para perto, perto, muito perto, à mão ... todos os termos que achamos que refletem a natureza deste release.

Karibu é um marco importante no desenvolvimento 1.5 's, como restrição de todos os problemas importantes acreditamos que será o último candidato a lançamento, com o lançamento próximo de ser um dos grandes ... Joomla! 1,5 estável. Quando isso acontecer será em parte influenciado pelo Joomla! comunidade ...

Mais do que qualquer anterior, esta versão realmente tem sido uma das envolvimento da comunidade sem precedentes, com pessoas de todos os vários grupos de trabalho, bem como outros que se unem para ajudar a aumentar o impulso como nos dirigimos para uma versão estável. Há uma enorme quantidade de energia construindo em torno da versão 1.5 e é inspirador de ser uma parte do processo.


Como posso ser uma parte da versão estável?


Ensaio

A primeira coisa eo mais importante você pode fazer é testar o software com a gente. Baixar uma cópia do RC4 e instalá-lo em algum lugar para testá-lo. Passar por todas as diferentes áreas do software à procura de coisas que não funcionam. Se você se deparar com algo que está quebrado, por favor envie um relatório de bug em nosso tracker. Se você se deparar com algo que parece não funcionar, mas você não tem certeza, faça uma pergunta no nosso fórum de Qualidade e Teste. Se você tiver a capacidade de resolver o problema, deixe-nos saber como você iria resolvê-lo, fixando-a e proporcionando um patch.

Regra de ouro: um relatório de erro é grande, um patch é ainda maior.
Documentação

Quase tão importante quanto ter certeza que o software funciona é ter certeza que as pessoas podem aprender a usá-lo. Nós tentamos fazer Joomla! software tão fácil de usar quanto possível, mas mesmo mais fácil de usar requer documentação. Porque Joomla! 1.5 é um completo repensar e refazer de tanto, a documentação para 1.0.x não é mais relevante. Uma das coisas que podemos usar de muita ajuda com documentação está escrevendo. Em quase todos os eventos que temos ido temos ouvido que as pessoas querem ajudar, mas sinto que eles realmente não têm a expertise para fazer isso ... bem esta é sua chance de ajudar! Precisamos de voluntários para escrever documentação sobre como usar quase todas as partes do Joomla! ... telas de ajuda ... tutoriais de desenvolvimento ... tudo e qualquer coisa você pode pensar em ajudar as pessoas a aprender sobre o Joomla!.

Teaser: Aproveitando o enorme sucesso do evento de Caça aos Bugs, nas próximas semanas, vamos anunciar um Joomla! Boot Camp documentação .... Fique ligado para mais.
Como faço para encontrar mais informações sobre o Joomla! 1.5?

Maior parte dos recursos com informações sobre 1.5 é um trabalho em progresso, mas é aí que você entra! Ajude-nos a fazer melhor esses recursos para que todos que vem depois que você não tem os mesmos problemas que encontrar a informação que você possa ter.


Geral

    Joomla! Blog da equipe

Desenvolvedores

    Developer Network Wiki
    Joomla! 1,5 Referência da API
    1,5 Fórum de Desenvolvimento
    Developer Forum Documentação

Designers

    Tutorial modelo

Utilizadores

    Joomla! 1,5 Fóruns
    1,5 Forum Documentação do usuário

                                                                                               Joomla! 1,5 RC4 baixar


NOTAS DE LANÇAMENTO

Joomla! 1,5 RC4 é de longe a versão mais estável da versão 1.5 até à data. Ele passou por uma grande quantidade de testes e correção de bugs desde RC3 e é considerado muito próximo do estável. Em nossos esforços contínuos para fornecer a base de código mais seguro podemos quatro questões de segurança foram identificados e corrigidos desde RC3. Por esta razão é fortemente recomendado que você atualize sites execução RC3 para RC4 o mais rapidamente possível. Como sempre ao fazer upgrades certifique-se de fazer backups do seu site existentes e testar a primeira atualização em um ambiente sandbox antes de atualizar um site ao vivo.

A lista dos problemas conhecidos e correções de segurança para RC4 é mostrada abaixo. Devido à forma como as coisas rapidamente se fixa na nossa base de código, aqueles de vocês testando devem ser atualizadas usando nightly builds ou cópias check-out do nosso servidor subversion o que pode ser encontrada aqui.
Problemas conhecidos

    Há um problema com o plugin URL reescrevendo que afeta de links inseridos em artigos, em alguns casos. Certifique-se de testar isso exaustivamente antes de atualizar um site ao vivo.

Correções de segurança

    SEGURANÇA [HIGH] Critical CSRF permite comprometer portal - componentes de Administrador.
    SEGURANÇA [HIGH] Fixed utilizador registado vulnerabilidade de elevação de privilégios.
    SEGURANÇA [MEIO] administradores fixo pode promover outros usuários do grupo administrador.
    SEGURANÇA [LOW] vulnerabilidade XSS na com_poll

Melhoramento

Apesar de uma completa re-instalação é recomendado, é possível atualizar do RC3 para RC4 com o seguinte procedimento:

    Backup de todos os arquivos; backup de seu banco de dados.
    Apagar todas as Joomla! arquivos principais, mas deixar todos os arquivos de terceiros extensão no lugar, incluindo o arquivo configuration.php.
    Upload / copiar o conteúdo do pacote RC4.
    Executar os comandos MySQL para ser encontrado em / installation / sql / mysql / diff.sql para implementar as mudanças necessárias do banco de dados.
    Apagar todo o diretório / instalação