Joomla 4 Beta 4 e Joomla 3.10 Alpha 2 estão aqui: teste-os agora!

O Projeto Joomla tem o prazer de anunciar a disponibilidade da versão Joomla 4.0 Beta 4 e do segundo Alpha do Joomla 3.10.Convidamos você a baixar, instalar e testar o pacote para melhorar a garantia de qualidade da próxima versão 4.0 e descobrir os novos recursos introduzidos nesta versão principal.

Quer experimentar o Joomla 4.0 Beta sem migrar um de seus sites? Teste-o diretamente em launch.joomla.org

Qual é a diferença entre Beta 3 e Beta 4?
Joomla 4 Beta 4 contém:

Várias correções de bugs relacionados à funcionalidade do plug-in CSP
Melhoramos nosso mapeamento de icomoon para fontawesome (gritos para Hans Kuijpers e Troy Hall por seu contínuo trabalho em equipe nisso)
Adicionado algum código para lidar com modelos aninhados como uma etapa preparatória para futuras versões do Joomla 4.x
Adicionado novamente o campo custom_data à tabela de extensões (como resultado direto do feedback do desenvolvedor)
Maior cobertura de teste da API
Mais de 100 bugs eliminados!
Convidamos você a testar esta versão e ficaremos muito gratos em receber todos os comentários que você puder fornecer, além de relatar problemas e bugs no Joomla CMS Issue Tracker.

Para atualizar do Joomla 4.x para qualquer versão mais recente, certifique-se de configurar suas opções de componentes de atualização do Joomla para apontar para o canal de atualização “Teste” e definir a estabilidade mínima para “Beta”. Esta configuração agora também suporta atualizações entre pré- lançamentos. Especificamente para atualizar para beta 4, leia também o seguinte link: https://docs.joomla.org/J4.x:Upgrade_to_4.0_Beta_4

Para obter uma lista completa de problemas conhecidos de compatibilidade com versões anteriores para a versão 4.0, consulte Potenciais problemas de compatibilidade com versões anteriores no Joomla 4.0 no site de documentação.

 

Baixe Joomla 4 Beta 4
Inglês (Reino Unido), 4.0.0 Pacote Completo Beta 4.
Visite o GitHub para ver todas as alterações aplicadas entre o Beta 3 e o Beta 4.
O que há de novo nesta versão?
Junto com o Joomla 4 Beta 4, estamos lançando a segunda versão alfa do Joomla 3.10.

Joomla 3.10 é a ponte entre as duas séries principais. O Joomla 3.10 estável será principalmente um lançamento contendo backports de alterações de API do ramo de desenvolvimento do Joomla 4.0 para ajudar a facilitar a transição para o próximo lançamento principal para a comunidade. Joomla 3.10 terá suporte por 2 anos após ser finalmente lançado.

Com o Joomla 3.10 introduzimos um novo recurso no componente Joomla Update para ajudá-lo em seu processo de mini-migração: o Verificador de Pré-atualização.

Assim que seu site for atualizado para 3.10, o verificador de pré-atualização permitirá que você verifique a compatibilidade com os requisitos mínimos do Joomla 4.0 em termos do ambiente de hospedagem atual e, mais importante, das extensões instaladas. Isso o ajudará a migrar para o Joomla 4.0 sem problemas.

Solicite feedback dos desenvolvedores de extensões e modelos!
Queremos especialmente estender esta chamada para teste e, mais importante, feedback para todos os desenvolvedores de extensões e modelos do Joomla. Seus produtos contribuem para um dos principais recursos do Joomla: sua extensibilidade. Este lançamento é o momento perfeito para começar a trabalhar na preparação de extensões e modelos para a versão estável do Joomla 4.0 e 3.10. Seu feedback é muito importante para os próximos lançamentos.

Alguns tópicos sobre os quais gostaríamos especificamente de receber seu feedback:

O que podemos fazer ou fazer backport para melhorar a compatibilidade entre versões de suas extensões e modelos?
O novo verificador de pré-atualização da versão 3.10 foi melhorado novamente nas últimas semanas. O que você acha disso?
Você pode nos ajudar muito abrindo um PR ou Issue no GitHub ou entrando em contato com George Wilson (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.) e Tobias Zulauf (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.) sobre esses tópicos, para que possamos ter certeza de que todos os pontos foram revisados antecipadamente.

Posso atualizar meu site de 3.9.x para Joomla 4 Beta 4?
A resposta simples aqui é sim. Não em um site de produção, é claro, mas se quiser testar a atualização para o Joomla 4, agora você pode.

Aviso de atualização: devido à fusão de uma etapa preparatória para um próximo recurso do Joomla 4.1 e à adição de volta da propriedade custom_data - haverá problemas na atualização do beta 3 para o beta 4. Você precisará executar uma pequena quantidade de SQL antes de fazer o atualização - está na seguinte página de documentação: https://docs.joomla.org/J4.x:Upgrade_to_4.0_Beta_4

Para atualizar do 3.9.x para o Joomla 4, você deve passar pela versão alfa 3.10 mais recente neste momento. Não há nenhum caminho de atualização direto entre 3.9 e 4.x planejado nem suportado. Todas as atualizações passam pela versão 3.10.

Para a atualização, siga estas etapas:

Vá para as opções do componente de atualização do Joomla e mude o canal de atualização para “Teste” e a opção de estabilidade mínima para “Alfa”.
Atualize para 3.10 alpha2 usando o componente de atualização do Joomla.
Depois de atualizar para 3.10 alfa 2, mude o canal de atualização para “URL personalizado” e defina o URL personalizado para “https://update.joomla.org/core/test/310to4_list.xml”
Agora você obtém a atualização para a versão beta 4.0 mais recente.
Verifique cuidadosamente os resultados obtidos do verificador de pré-atualização em termos de seu ambienteironment e especifique suas extensões instaladas antes de atualizar.
Após a atualização, volte para o canal de atualização “Teste” com estabilidade mínima “Beta” para obter atualizações futuras entre os betas do Joomla 4.
Você precisa de mais detalhes sobre o processo de atualização? Você os encontrará na documentação.

Quando é o lançamento estável?
O cronograma para o lançamento estável depende do feedback que recebermos de desenvolvedores e usuários. Junte-se a nós em testes e relatórios para ajudar a garantir uma entrega sólida e oportuna. Você quer ajudar? Ótimo! Abaixo você encontrará mais informações sobre o que você pode fazer.

As informações mais atualizadas sobre esse cronograma podem ser encontradas em nosso roteiro do projeto.

Onde posso encontrar documentação sobre o Joomla 4?
Começamos a fornecer alguns tutoriais para ajudá-lo com o Joomla 4. Estaremos escrevendo mais tutoriais para ajudá-lo a entender as mudanças significativas no Joomla 4. Você pode encontrar os existentes, como como criar um plug-in ou um módulo para Joomla 4, convenções de namespaces, instruções preparadas, uso das novas classes de ativos da web e muito mais aqui.

Encorajamos os desenvolvedores a ajudar na redação da documentação sobre o Joomla 4 em docs.joomla.org para apoiar e orientar os usuários, bem como outros desenvolvedores de extensões.

Uma página JDocs ajudará os desenvolvedores a ver a documentação existente e a documentação que ainda precisa ser escrita.

Convidamos você a verificá-lo regularmente, atualizá-lo e fornecer o conteúdo que falta: https://docs.joomla.org/JDOC:Joomla_4_Tutorials_Project

Como posso ajudar no desenvolvimento do Joomla 4?
Para ajudar a garantir que a versão 4.0 e nossos principais recursos estejam “prontos para produção”, precisamos de você! Teste as versões e relate quaisquer bugs que encontrar em Issues.joomla.org.

Para facilitar a vida dos testadores (e early adopters), é possível atualizar da versão Beta para a próxima versão Beta, RC ou estável (seremos rigorosos na atualização dos arquivos excluídos e na modificação das alterações SQL).

Como afirmado anteriormente, estamos nos concentrando no Joomla 4 para lançá-lo o mais rápido possível. Portanto, não planejamos lançar mais versões secundárias 3.x, exceto a 3.10.

Todas as propostas de recursos devem ser direcionadas para a versão 4.1.

Um enorme obrigado aos nossos voluntários!
Esta versão Beta e Alpha é o resultado de milhares de horas de trabalho de dezenas de voluntários.

Um grande obrigado a todos que contribuíram para o lançamento do 4.0 Beta e do 3.10 Alpha.