Olhando adiante com Joomla! 4

    Ao longo do último ano, muitos esforços foram para construir a próxima geração do Joomla no trabalho no Joomla! 4.0 e Joomla! Versões do Framework 2.0. Além de introduzir vários novos recursos, incluindo um Media Manager totalmente reconstruído, um sistema de despacho de eventos aprimorado e novos recursos de segurança, como suporte para instruções SQL preparadas, também realizamos alguma manutenção de rotina e pagamos parte da dívida técnica de nosso projeto Ao retirar o código obsoleto e aumentar a pilha mínima de softwares suportados. Em uma atualização do manifesto do ano passado, hoje gostaríamos de anunciar que os próximos principais lançamentos do Joomla exigirão o PHP 7.

    Por que PHP 7?

    O PHP 7 é atualmente a única versão principal totalmente suportada da linguagem PHP, com suporte para o desenho do PHP 5 (apenas 5,6 está recebendo atualizações de segurança e todas as versões anteriores não são mais suportadas). Até o momento, Joomla! 4 é lançado, a versão mais antiga do PHP suportada terá menos de um ano de suporte de segurança restante.

    Ao analisar a vida útil geral do Joomla! 3.x, cuja primeira versão foi em setembro de 2012, Joomla! 3.x terá um mínimo de oito anos de apoio no momento em que chegar ao final da data de suporte. Supondo que Joomla! 4 lançamentos em 2018 e tem uma vida útil semelhante, isso significa Joomla! 4 poderia ser potencialmente suportado até 2025. Como você pode ver, este é um período de tempo grande para suportar software, especialmente software cujo objetivo principal é a criação e gerenciamento de sites. Olhando para as futuras necessidades de suporte do nosso projeto, como a indústria da web como um todo está evoluindo (incluindo tecnologias que o Joomla depende diretamente para funcionar) e usando nossa estratégia de desenvolvimento existente para nos guiar, os lançamentos do Joomla! 4.0 e Joomla! O Framework 2.0 é a nossa única oportunidade de reavaliar nossas versões de software suportadas por algum tempo.

    Adotando o PHP 7

    O PHP 7 foi um lançamento importante para a linguagem PHP, que exigia a maioria dos pacotes de software e extensões para o próprio idioma para fazer atualizações em diferentes graus. Olhando para as estatísticas de uso que nossa comunidade oferece, de todas as instalações que forneceram dados desde que o sistema foi lançado no início de 2016, aproximadamente 17% dos sites relatam executar uma versão do PHP 7. Este número pode parecer baixo, mas o servidor de estatísticas contém dados de todos os sites que já relataram informações e os dados públicos incluem sites que não estão mais on-line ou optaram por não enviar dados por mais tempo. Portanto, também analisamos os dados de uso dos sites que relatam um Joomla! 3.7 e descobriu que 42% desses sites estão executando uma versão do PHP 7. Outra tendência interessante que observamos no decorrer de 2017 é o aumento no número de sites que executam uma versão do PHP 7 e a diminuição nos sites que executam o PHP 5.5 ou anterior. Usando esses dados, estamos confortáveis ​​com a taxa de adoção em nossa comunidade do PHP 7 e o que requer o PHP 7 para a próxima geração do Joomla não é um pedido não razoável.

    E se eu não puder atualizar?

    Uma coisa importante a lembrar é que Joomla! 3.9, a nossa última versão 3.x programada, será suportada por dois anos após a sua liberação. Da mesma forma para o Joomla! Os usuários do Framework, os pacotes do Framework 1.x serão suportados por aproximadamente o mesmo cronograma (especialmente porque o CMS possui dependências incorporadas a muitos pacotes do Framework). Mais uma vez, assumindo Joomla! 4.0 lançamentos em 2018, isso significa que você pode executar o seu Joomla! 3 confortavelmente até 2020. Até 2020, será mais urgente atualizar, pois não só sua versão do Joomla não será mais suportada, mas a maioria das versões PHP que irão rodar o Joomla! 3 não serão suportados, assim como vários pacotes e distribuições de software do servidor.

    Como isso afetará o código principal?

    Com Joomla! A versão mínima do PHP de 3 é o PHP 5.3.10, existem inúmeros recursos e otimizações que podemos fazer em nosso código à medida que eliminamos o suporte ao PHP 5. Muitas dessas alterações podem ser feitas sem afetar a API pública existente, no entanto, alguns recursos (por exemplo, insinuação de tipo escalar) se implementados introduzirão pausas de compatibilidade com versões anteriores, se aceitas. Portanto, estaremos adaptando as seguintes políticas relacionadas ao Joomla! 4.0, Joomla! Framework 2.0 e código novo e existente:

    Todas as novas classes e métodos nas novas versões principais podem fazer uso de todos os recursos disponíveis no PHP 7, incluindo tipos de tipos escaláveis ​​e declarações de tipo de retorno
    Os métodos e métodos privados nas classes finais (que não podem ser estendidas por definição) podem ser atualizados para usar a digitação PHP 7
    Os métodos públicos e protegidos nas classes existentes geralmente não terão assinaturas do método alteradas, a menos que a mudança melhore a compreensão e o uso do código (por exemplo, métodos que podem usar assinaturas variadicas)
    Estamos firmemente empenhados em tornar a próxima geração do Joomla a melhor geração e sentir que abraçar o PHP 7 em frente ajudará a fornecer o produto de melhor qualidade para nossos usuários.

    Copyright © 2017 Joomla! Moçambique. Todos os Direitos Reservados. Joomla! é um software livre sob licença GNU/GPL.